Tráfego orgânico ou tráfego pago: Qual é melhor?

Você sabe qual a diferença, quais as aplicações e quando usar o tráfego pago ou tráfego orgânico? Entenda tráfego pago e tráfego orgânico.
Está na dúvida entre tráfego pago ou tráfego orgânico?

Você já se perguntou o que é melhor para sua estratégia de marketing? Há muita polêmica em torno deste tópico, qual devo utilizar? Tráfego pago ou tráfego orgânico? Alguns defendem com unhas e dentes que o tráfego orgânico, acompanhado de um bom SEO, é o melhor para uma estratégia de marketing. Outros dizem que o tráfego pago é o melhor.

Enquanto uns brigam para defender um ou o outro tipo de tráfego, os espertos tiram o melhor dos dois. Não é verdade? Nesse post, irei falar um pouco sobre os dois tipos de tráfego. Vem comigo?

Tráfego orgânico

Tráfego orgânico é uma forma de gerar visitas para o seu site ou blog através do buscador Google (ou qualquer outro buscador), sem investir em publicidade online. Ou seja, não é preciso investir dinheiro para trazer visitantes ao seu site / blog.

Esse tipo de tráfego sempre foi o mais almejado pelos profissionais de marketing. A ideia de gerar visitantes para o seu site / blog de maneira “gratuita” é encantadora. E o termo “gratuita” está entre aspas pois esse tipo de tráfego exige alto nível de esforço, e de tempo, até pegar tração. Tempo é dinheiro.

O lado bom de construir uma audiência com tráfego orgânico é o baixo investimento, permitindo que você aumente o seu ROI. Mas tenha em mente que leva tempo até o seu site conseguir conquistar as primeiras posições.

Para você conseguir trazer tráfego orgânico ao seu site, será preciso ranquear bem suas páginas. Para isso é preciso seguir algumas práticas. Falarei de algumas a seguir.

SEO – Search Engine Optimization

SEO é um conjunto de técnicas que são aplicadas para que você possa ranquear melhor o seu site no Google. Há mais de 200 critérios de ranqueamento no Google e nem todos eles são divulgados pela gigante da tecnologia. Mas há vários estudos que foram feitos com o intuito de validar quais são os critérios mais importantes de ranqueamento.

Essas técnicas podem ser classificadas em 2 grandes pilares. 

Não vou me alongar neste post sobre SEO para não ficar muito extenso, mas caso você queira saber mais sobre o tema, é só comentar aqui abaixo do post, combinado?

Volume de busca e competição

Como o próprio nome já diz, volume de busca diz respeito à quantidade de buscas que temos no Google para determinada palavra chave (keywords). Engana-se quem pensa que quanto mais busca melhor. O que é melhor vai depender da sua estratégia.

Via de regra, quanto maior o volume de busca para determinada palavra, maior o nível de competição entre ela. Geralmente palavras mais genéricas tem essa característica. Mas você também pode optar por palavras mais específicas, com menor volume de busca e também menos concorrência. O lado bom de palavras específicas é que, embora traga pouco tráfego, será um tráfego mais qualificado.

Autoridade

Aqui estou falando de autoridade de domínio. É a maneira como o Google enxerga o seu site. Esse é, justamente, um dos critérios off page que comentei no começo desse post.

Não existe um indicador oficial de autoridade, mas há alguns pontos que você pode cuidar para bater uma boa reputação e autoridade de seu domínio. Esse tópico daria um post só para falar dele, mas vou resumir em alguns tópicos para facilitar o entendimento.

Esses são alguns pontos que podem ser trabalhados para melhorar a reputação e autoridade de seu domínio.

Tráfego pago

Esse tipo de tráfego, que vem a partir de anúncios, pode funcionar como um motor propulsor em seu negócio. Mas você precisa tomar cuidado para não cair na armadilha das métricas de vaidade. Ou seja, inflar o volume de acesso de seu site, blog ou página de venda com uma audiência não qualificada.

Há uma infinidade de canais que você pode utilizar para gerar tráfego pago para o seu site. Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads e Instagram Ads são as fontes de tráfego pago mais conhecidas. Mas a lista é enorme!

Para trabalhar com publicidade online, é extremamente importante pensar bem na segmentação que você utiliza. Afinal de contas, ninguém quer gerar uma audiência que nunca irá se interessar em comprar o seu produto ou serviço, não é verdade?

Outro ponto importante é estar atento às características de cada canal. No Google, rede de pesquisa, por exemplo, você é encontrado. Ou seja, a sua audiência é ativa. Ela procura, você aparece, ela clica. Portanto é possível aparecer para o exato momento da jornada de compra que você deseja.

Quando falamos de anúncios em Display, ou em mídias sociais, o tipo de abordagem deve ser diferente. Pense que as pessoas estão navegando pelo feed. Ou seja, não estão, pelo menos daquele momento, procurando pelo seu produto / serviço.

Resumindo

Eaí, consegui esclarecer um pouco sua dúvida sobre tráfego pago ou tráfego orgânico? Tráfego orgânico e tráfego pago são excelentes, e complementares. Se você tem tempo, disposição para colocar a mão na massa e visão de longo prazo, sem dúvidas vai investir no Orgânico. SEO, link building, back link e tantas outras táticas podem lhe ajudar a gerar audiência sem investir um centavo sequer em anúncios.

Por outro lado, o tráfego pago pode dar um booster em seu negócio. Gerar audiência e vendas imediatas. Portanto, se você quiser ter uma estratégia completa, invista nos dois, ok?



Nos deixe saber o que achou de nosso artigo? Seus comentários serão bem vindos! Até o próximo post 😉

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