Se você chegou até esse post, provavelmente está procurando entender o que é marketing digital, e como pode utilizá-lo. Pois bem, vamos falar conceitualmente, e também de forma prática, passando por algumas técnicas que você pode utilizar. Vem comigo?
O que é Marketing Digital?
Primeiro vamos no conceito do Marketing tradicional, para depois aplicá-lo em meio digital, ok? Segundo Philip Kotler, o pai do Marketing, é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.
Fico claro? Não muito, né. Vamos detalhar melhor essa afirmação. Marketing é um conjunto de técnicas e estratégias que visam atrair, qualificar e converter pessoas em clientes para a sua empresa. Ou seja, hoje em dia o Marketing vai muito além de posicionar a sua marca no mercado. Agora o papel também é a performance (vendas). E há alguns caminhos para você fazer isso.
Muitas pessoas pensam que marketing é divulgação. Equívoco. Divulgar é uma das várias estratégias de marketing que você pode utilizar. Uma divulgação, quando bem feita, ajuda uma marca a se posicionar bem no mercado. Claro, no final ajuda a ampliar as vendas também.
Mas vai muito além disso. Também é utilizado para relacionamento com clientes, geração de novos negócios, fidelização de cliente, aumento do ticket médio e por aí vai.
Além disso, marketing pode (e deve) ser utilizado como uma área estratégica dentro de uma empresa. Se uma organização pretende crescer 10% no ano seguinte, atendendo um perfil específico de cliente que não dá manutenção, Marketing precisa estar alinhado com essa diretriz.
Hora de planejar
Agora é mão na massa! Bem, mais ou menos. Agora é o momento de planejar. Definir bem qual é a direção que você vai, lhe ajuda a manter seus esforços no que é relevante. Acredite, é muito fácil se perder no meio digital.
Vou elencar dois pontos básicos de planejamento, que vão lhe ajudar a direcionar os seus esforços no futuro.
E antes de tudo eu queria indicar para vocês uma ferramenta que todos profissionais da área utilizam, facilitando e melhorando nosso desempenho. E aqui está o link para você dar uma olhada: RS Station
Defina seu público alvo
Esse é o primeiro passo para quem quer trabalhar com marketing (digital ou não). E para definir seu público alvo será preciso sair de trás do computador. Será preciso ir à campo, realizar pesquisas e entender qual o perfil de pessoas que se adequam ao seu produto ou serviço.
Esse passo é o mais importante. Não negligencie-o! Se você não sabe nada sobre o seu público, é impossível saber onde vale a pena sua marca aparecer ou quais seus comportamentos de compra, e lá na frente você correrá um grande risco de queimar verba.
Há um conceito muito forte sobre criação de personas. Não vou me alongar nesse item, mas persona é um detalhamento de seu público alvo. Como se você criasse um (ou vários) estereótipos do seu cliente. Com isso é possível ir no detalhe, mapear quais os motivos que levam uma persona a comprar de você. Quais são suas dores, seus problemas, suas motivações e todas essas informações são fontes riquíssimas para escalar suas vendas. Fiz um artigo sobre Personas aqui no blog.
Planeje suas metas
Não precisa ser um super planejamento, mas é importante você ter mapeado para onde o seu negócio vai, e o que você precisa para chegar lá.
Este é o momento de refletir sobre os seus objetivos e definir suas metas. Sim, marketing tem metas. Defina com clareza quais são os resultados chave (KPI) que levarão o seu negócio para o patamar que você quer. Esses resultados chave, chamados popularmente de KPI – Key Performance Indicator será o seu termômetro para saber se está caminhando na direção certa.
Formas de fazer Marketing Digital
Agora é mão na massa! Sim, e há várias ferramentas para gerar resultados. Mas eu quero ressaltar aqui três pilares principais que você deve ter em mente.
1. Branding
Esse pilar diz respeito à divulgação do seu negócio, e como ele é percebido pelo seu público. Trata-se de cuidar do seu posicionamento. Isso é tão importante quanto fazer uma venda. A Apple, por exemplo, construiu um império somente cuidando do seu posicionamento. Se colocou como uma empresa inovadora, com produtos que geram status social para quem os tem. Com isso ela desperta o desejo de consumo.
2. Performance
Aqui nós vamos falar de resultados. E a mágica do Marketing Digital é que tudo é mensurável. Uma estratégia com foco em performance acompanha métricas que são relevantes (KPIs) e estão ligadas ao seu planejamento estratégico.
3. Relacionamento
Esse pilar diz respeito ao relacionamento com clientes. É o que vai garantir recorrência em suas vendas, upgrade, novas compras e também lhe trazer indicações.
Com os três pilares em mente, agora podemos pensar em como utilizar cada canal no meio digital da melhor forma. Vamos falar um pouco de cada um deles.
Criar um site
Esse ainda é ponto principal de qualquer estratégia de marketing digital. Levar um usuário ao seu site é como se um potencial cliente tivesse entrado em sua loja. Ele está em seu terreno, e você tem total controle sobre o que acontece lá dentro.
Um site, geralmente, tem caráter institucional. Mas pode também ser um canal de vendas, principalmente para e-commerces. O legal ter um site é que você consegue acompanhar detalhadamente os passos dos usuários lá dentro, e propor melhorias no site baseadas em dados.
Outro ponto positivo de ter um site é adquirir audiência gratuitamente. Ou seja, sem precisar anunciar. Por meio de algumas técnicas, que chamamos de SEO, você pode ranquear melhor o seu site no Google e aparecer quando alguém procura por algo relacionado ao seu site.
Criar um blog
Com um tom mais despojado, os blog ganharam muita força nos últimos tempos. Principalmente por conta do Marketing de Conteúdo, ou Inbound Marketing. Se você domina o seu mercado, tem muito conhecimento e está disposto a ajudar o seu cliente, um blog é o melhor caminho.
Criar conteúdos relevantes, que ajudem o seu público a tomar decisões, é um forte aliado para lhe tornar autoridade no assunto. Se você está perto de seu público, ajudando-o com conteúdos relevantes, naturalmente se ativa algo chamado reciprocidade. A oportunidade está aí!
Mas lembre-se, é preciso técnica, disciplina, constância e paciência. Quem leva essas 4 palavrinhas ao pé da letra está vários passos à frente da concorrência.
Mídias Sociais
Antes de sair por aí criando perfis em mídias sociais, eu tenho certeza que você já mapeou seu público alvo, ou suas personas, e já tem em mente quais mídias vale a pena você estar.
Cada mídia que você criar é um novo canal de comunicação. Um novo ponto de contato com seu público. É muito importante que você se comprometa a administrar essas mídias. Respondendo comentários, perguntas, incluindo conteúdo, etc.
Publicidade Paga
Este é o motor de sua estratégia. Fazer publicidade paga pode lhe ajudar a gerar audiência mais rápido, construir sua reputação e acelerar os seus resultados. E há uma infinidade de formatos e canais que você pode utilizar.
Lembre-se sempre de ter em mente os três pilares que citei acima (branding, performance e relacionamento) antes de decidir onde anunciar. Cada canal tem uma característica.
Uma vez que você tem muito claro qual é o seu objetivo ao anunciar, fica mais fácil escolher onde investir. De todo modo, os dados dizem mais do que mil palavras. Se você tem verba, vale testar um pouco em cada canal e analisar qual te dá mais retorno.
Publicidade, assim como quase tudo no marketing, exige melhoria contínua. O ciclo de melhoria contínua consiste em anunciar, analisar e otimizar.
Páginas de captura
As páginas de captura são pequenos sites, de uma página só, onde você oferta algum conteúdo de valor em troca dos dados do usuário. Ou seja, através de um formulário, as pessoas lhe dizem seus e-mails, nomes, cargos e outras informações para acessar o seu conteúdo. Nada mais justo, né? Você se empenha em fazer um conteúdo de qualidade, e as pessoas “pagam por isso” com seus dados.
No momento em que uma pessoa preencher o formulário, você capturou um LEAD. E isso é muito valioso. Se essa pessoa se interessa pelo seu conteúdo, significa que ela também pode se interessar pelo seu produto / serviço.
E-mail marketing
Enviar e-mails em massa. Essa é a definição mais sucinta possível. Se você tem uma lista com mais de 10 mil nomes, por exemplo, é possível enviar e-mails para todos de uma só vez. MAS NÃO FAÇA ISSO! Isso é SPAM. Nem todos tem o mesmo interesse.
Aí vem a estratégia de fazer as perguntas certas nos formulários de suas páginas de captura. Se você tem um e-commerce esportivo, faz sentido perguntar se a pessoa gosta de correr ou se ela prefere escalada. E com esses dados você consegue enviar conteúdos e promoções relacionadas ao interesse da pessoa.
Espero que esse conteúdo tenha lhe dado uma luz. O objetivo desse post não é ir no passo a passo, mas dar um norte para quem está pensando em começar a utilizar o marketing digital para gerar resultados.
Fico à disposição para conversar caso tenha alguma dúvida pontual, é só comentar aqui abaixo.
Até o próximo post!