Marketing Digital é uma estratégia cada vez mais difundida nos tempos atuais. E essa propagação pode trazer mitos e verdades sobre o marketing digital. Promessas de grande alcance, audiência qualificada, leads e vendas em larga escala são algumas promessas que vemos por aí.
Se você é um empreendedor, profissional da área ou autônomo e deseja começar a trabalhar com marketing digital, este post é para você. Vou falar sobre os mitos e as verdades do Marketing Digital, sem falsas promessas. Vem comigo?
O que é Marketing?
Antes de falar sobre seus benefícios, verdades e mitos, vamos na definição do que é Marketing.
Na definição literal de Philip Kotler, considerado o Pai do Marketing, a definição de Marketing é “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
Em outras palavras, Marketing é utilizado para promover um produto, serviço ou conceito (sim, é importante promover o seu posicionamento).
Agora que já sabemos o que é Marketing, e para que é utilizado, vamos desvendar os grandes mitos que circulam por aí.
Qualquer um pode ter resultado com Marketing Digital
Quero começar com este item, pois julgo ser o principal motivo do sucesso do Marketing Digital. Com o avanço e popularização da tecnologia, a internet está cada vez mais acessível. Hoje somos em 120 milhões de pessoas acessando a internet no Brasil. É muita gente!
Claro que tamanha audiência chama a atenção de qualquer empresa. Afinal de contas, aparecer para 120 milhões de pessoas é uma oportunidade de ouro!
Aí vem o pulo do gato. No meu entender, o que a internet tem de mais nobre é a democratização da informação. Em praticamente todos os veículos e canais digitais, o requisito mais importante para a sua marca ter sucesso é agregar valor real ao seu cliente. Ou seja, desde que você se preocupe com a experiência do seu cliente, você poderá ter sucesso. Independente do seu tamanho, ou de quanto você investe.
E há várias formas e ferramentas de marketing para fazer isso. Uma delas através de conteúdo relevante e de qualidade. A era da internet deu um poder imenso para o consumidor, que é a informação. Agora, antes de fazer uma compra, o consumidor vai fazer pesquisas, entender as opções, os preços, ler comentários de quem já comprou, etc. E você, como marca, pode ajudá-lo a tomar uma decisão com conteúdos relevantes e de qualidade.
Sem mais delongas, este item é verdade!
É só ter um site. Certo?
Errado! Muitas pessoas criam a expectativa de que, criando um site, vai chover clientes. Não é bem assim… Um site é como se fosse a sua loja física. Imagine que você abriu um escritório na Av. Paulista, num prédio de 20 andares. Qual seria o próximo passo? Divulgar! Você nunca terá um fluxo de clientes se não divulgar adequadamente o seu negócio.
Um site é a mesma coisa. É a sua loja, o seu escritório. Você PRECISA divulgá-lo. E há basicamente duas formas de você fazer isso. Falarei logo abaixo:
1. Tráfego orgânico
De maneira bem simples, todo o tráfego que entra no site de forma gratuita nós consideramos como orgânico. E esses caras geralmente vêm do Google. A única coisa que você precisa fazer, nesse cenário, é posicionar bem o seu site no Google, que é hoje o segundo maior buscador do mundo, atrás do YouTube (que também é do Google).
Como fazer para posicionar bem o seu site é tema para outro conteúdo (talvez um livro inteiro), mas posso lhe adiantar que será preciso atender algumas regrinhas básicas. Dentre vários requisitos (chamados SEO), grave a mensagem principal: Você precisa gerar a melhor experiência possível para quem entra no seu site. Conteúdo relevante, simples e navegação fácil. Mas esse método é de longo prazo. Alguns meses, dependendo do segmento. Por isso algumas empresas utilizam outro método para gerar tráfego no site de maneira mais rápida. O tráfego pago.
2. Tráfego pago
Essa é a maneira mais rápida de adquirir visitantes no seu site. É só anunciar o seu site, seu produto, serviço ou conteúdo, ganhar destaque e atrair visitantes. Mas não se engane achando que é pagou levou. Antes de sair por aí anunciando, é importante ter uma estratégia bem definida. Saber quem é o seu público, onde ele está e como ele gosta de se comunicar é uma das coisas que você precisa se ligar.
| Leia também: Personas – Como encontrar o seu cliente ideal
Outra coisa é olhar também para a experiência do usuário. Não prometer nada enganoso, entregar no seu site exatamente o que você prometeu no seu anúncio é uma das coisas para uma campanha bem sucedida.
Há muitas possibilidades para anunciar na internet. Facebook, Buscador Google, YouTube, Display, Instagram, aplicativo e por aí vai. Resumindo, se você tem um site, divulgue bem e tenha o seu “escritório” sem limitações geográficas para atender clientes em todo canto.
Vender com marketing digital é fácil
Não é preciso pesquisar muito para encontrar artigos falando que vender pela internet é fácil. Olha só, fácil vai depender da sua interpretação. Vender pela internet é trabalhoso, exige foco, determinação e muita perseverança. Principalmente para quem nunca trabalhou com Marketing.
Se você está indo pela lógica de que é só ter um site e um perfil no Facebook, talvez precise repensar. Há uma infinidade de canais que você pode trabalhar no digital. Mas independente de quais sejam os canais escolhidos pela sua estratégia, esteja ciente de que você precisa alimentá-los com conteúdo e administrá-los.
E para dominar todos os canais e ferramentas necessárias (e são muitas ferramentas), será preciso adquirir conhecimento técnico. Será preciso estudar. Quanto mais complexa for a sua estratégia (e a sua venda), mais canais será preciso utilizar. E mais ferramentas.
Portanto, para este mito, eu diria uma resposta muito utilizada no marketing digital. Vender pela internet é fácil? Depende… Não acredite em mitos e verdades sobre marketing digital, busque sempre aprofundar sua pesquisa para não adotar afirmações falsas.
Marketing digital pode escalar o seu negócio
Logo de cara eu diria que sim. São 120 milhões de pessoas conectadas na internet, você não tem limitação geográfica para conversar com elas, é possível automatizar grande parte do trabalho e escalar seus resultados.
Mas cuidado! Se você tem um produto simples, com vendas pontuais, que não precise de intervenção humana para concretizar uma venda, é possível automatizar praticamente a venda toda. Só não se esqueça de que, quanto maior o seu volume de vendas, maior será o seu trabalho nos bastidores (entrega, logística reversa, solicitações de troca, etc).
O mesmo vale para vendas complexas. Automatizar a geração de leads qualificados significa ter pessoas bem preparadas para receber essa demanda. A equipe comercial precisa saber lidar com tipos diferentes de leads.
De todo modo, essa é uma grande verdade do marketing digital que eu adoro. É possível alavancar qualquer tipo de negócio em larga escala.
É só ter uma página no Facebook
Este tópico é polêmico. Estou utilizando o nome do Facebook pois ainda é uma das redes sociais mais utilizadas. Mas vejo muitos comentários por aí do tipo: Instagram é marketing digital.
Este é uma grande falácia quando o assunto é mitos e verdades sobre marketing digital. Tome cuidado com esse tipo de afirmação. Instagram não é marketing digital. Nem Facebook e nenhuma outra rede social. As redes sociais são canais de marketing digital que você pode usar para se relacionar com a sua audiência (e até vender).
As redes sociais podem ser um grande aliado na geração de tráfego e aumento das suas vendas. Mas antes de sair por aí criando páginas no Facebook, entenda onde está o seu público realmente. Será que o Facebook é o melhor lugar para divulgar seus serviços? Será que é lá que o seu público procura por trabalhos como o seu? Entender o seu público pode lhe poupar muito esforço em vão.
Procure entender também a melhor forma de se comunicar em cada mídia social. Algumas são mais visuais, performam melhor com imagens. Outras são mais sérias. Adeque sua mensagem.
Espero que tenha gostado do conteúdo. Resumindo, Marketing Digital é uma excelente estratégia para quem quer alavancar vendas, aumentar a autoridade no mercado e crescer seu negócio. Continue acompanhado o blog que sempre terá dicas para você por aqui, combinado?
Até o próximo post!