Mídias sociais e as métricas de vaidade

As mídias sociais podem estar bombando e não gerar nenhuma venda. Entenda quais são as métricas de vaidade das mídias sociais.
Mídias Sociais e suas métricas de vaidade

As mídias sociais ganharam um espaço enorme na vida de consumidores e empresas de todos os portes. Porém, muitos empresários ainda possuem dificuldade para extrair resultados das mídias sociais pois caem na armadilha das métricas de vaidade.

Neste post, vou lhe falar sobre as métricas realmente importantes que você deve avaliar ao se trabalhar com mídias sociais se o seu resultado é vender mais. Vem comigo?

O que é uma rede social?

Antes de falar sobre a internet, quero que você entenda uma coisa. No fim, tudo ainda se trata de pessoas! Ou seja, não é preciso entender de algoritmos, nem de tecnologia, quando você entende o seu cliente. Dito isso, vamos ao conceito.

Uma rede social é formada por grupos de pessoas e organizações unidos por interesses e ideais em comum. Ou seja, uma rede social pode existir tanto no mundo digital quanto no mundo físico. Uma rede social permite que esse grupo de pessoas compartilhem ideias e informações relacionados aos seus interesses em comum.

No mundo virtual é a mesma coisa, mas essa interação se dá por meio de sites ou aplicativos. A única diferença é que a tecnologia permite essa interação em larga escala, com um grande número de pessoas e com rastreabilidade (explico mais adiante no tópico sobre métricas).

Qual a diferença entre rede social e mídia social?

Entendendo que uma rede social é formada por um grupo de pessoas com interesses em comum, partimos para o conceito de mídia social. Embora pareçam a mesma coisa, há uma diferença entre os termos que é importante você entender.

Mídia, no sentido literal da palavra, diz respeito ao meio por onde se transmite uma mensagem. São exemplos de mídia o jornal, a televisão e o rádio.

Sendo assim, uma mídia social diz respeito a um meio utilizado para conexão e interação entre as pessoas. O Facebook, por exemplo, é uma mídia social. Através de um aplicativo as pessoas podem se conectar com outras pessoas ou empresas que se identificam.

Tá, mas onde isso se conecta com o meu negócio e com as vendas? Explicarei isso nos tópicos abaixo. O que eu quero que você guarde até aqui é que as mídias sociais são lugares onde as pessoas estão para criar conexão, seja com pessoas, com ideias ou com outras empresas.

O impacto das mídias sociais nos negócios

Com a popularização das mídias sociais, que teve início na década de 90, não demorou muito para as empresas perceberem uma oportunidade. Mais um canal de comunicação se abria, permitindo que empresas pudessem se conectar com potenciais clientes.

Mas no mundo virtual há várias particularidades em relação ao mundo físico / analógico. Vou elencar abaixo os pontos mais importantes que impactam negócios todos os dias.

1- Via de mão dupla, o consumidor ganha voz

A internet permite maior interação entre empresa e consumidor, o que é ótimo para entender cada vez mais sobre o seu cliente. Ao mesmo tempo em que você, como empresa, pode fazer a sua mensagem chegar a milhares de pessoas, essas mesmas milhares de pessoas possuem o mesmo poder. Ou seja, o consumidor ganhou voz para falar sobre a sua empresa.

Isso obrigou as empresas a olharem mais para a sua reputação, olhando para o cliente como ponto central de suas estratégias. Cuidar da sua comunicação, do atendimento e do produto passou a fazer parte do dia a dia das empresas.

2- As empresas ganharam dados

No meu modo de ver, esse é um dos maiores benefícios do mundo virtual. Os dados, quando tratados de maneira adequada, lhe fornecem informações para entender melhor o que seu público gosta de ver. Isso norteia toda a estratégia de marketing, direcionado que tipo de conteúdo pode gerar mais resultado para o seu negócio.

Vou falar um pouco mais sobre as métricas nos tópicos seguintes, mas a mensagem (e o alerta) que eu quero deixar aqui é que, se você não olhar para os dados corretos, você pode se iludir. Ou seja, as métricas analisadas precisam estar alinhadas aos seus objetivos.

3- Um canal para distribuição de conteúdos e de vendas

Outro grande benefício das mídias sociais é a utilização de um novo canal para a sua empresa distribuir conteúdos e ofertas sobre seus produtos. Porém, isso precisa ser feito com estratégia. Lembre-se que as mídias sociais são locais onde as pessoas estão buscando conexão, e não produtos ou serviços.

Um dos principais erros de quem quer utilizar as mídias sociais para fazer negócio é transformá-la em panfleteira. Ou seja, apenas postar promoções sobre produtos ou serviços de forma aleatória, sem uma estratégia por trás.

O impacto das mídias sociais nos negócios

Já ouviu falar que no mundo virtual tudo é mensurável? Bem, quase tudo. Mas sem dúvidas o mundo online oferece mais dados para a tomada de decisão. Em se tratando de mídias sociais, vou classificar os dados em 2 categorias para facilitar o seu entendimento: Métricas de alcance e métricas de engajamento.

1- Métricas de alcance

Como já diz o próprio nome, as métricas de alcance dizem respeito ao número de pessoas que você consegue impactar.

Aqui é onde mora o maior perigo, pois muitos empresários confundem métricas de alcance como indicador importante, quando o seu objetivo de negócio é gerar vendas.

Alguns exemplos de métricas que estão dentro dessa categoria:

  1. Seguidores: Número de seguidores
  2. Alcance: Número de pessoas que visualizam seus posts
  3. Impressões: Quantidade de vezes que seus posts aparecem para alguém (um post pode aparecer duas vezes ou mais para a mesma pessoa
  4. Frequência: Número de vezes que seus posts aparecem para a mesma pessoa

2- Métricas de engajamento

Sim, o nome também é auto explicativo. As métricas de engajamento te mostram os tipos de interação que as pessoas tiveram com o seu negócio dentro das mídias sociais. Em termos de negócio, o engajamento é a categoria de métricas que está mais próxima da venda e vou lhe dizer o motivo.

Na internet, o maior indicativo de que a pessoa se interessa pelo que você tem para falar, é o tempo dela. Você pode ter milhões de seguidores, se nenhum deles para para ler / ouvir o que você tem para dizer, provavelmente você não terá resultados expressivos em vendas. Falarei com mais detalhes sobre isso no tópico a seguir.

Abaixo, deixo alguns exemplos de métricas de engajamento:

  • Curtidas: Pessoas que curtem seus posts
  • Visualização de vídeo: Pessoas que visualizam os vídeos postados no seu feed. Aqui, é possível ainda separar quem assistiu a partir de determinada porcentagem dos vídeos
  • Cliques: Pessoas que clicaram em algum lugar do seu post, ou que clicaram no link que você ofereceu em seu post
  • Compartilhamento: Pessoas que, através do botão “compartilhar”, enviaram seu post para outras pessoas

O que mensurar quando o objetivo é vender

Antes de falar quais métricas acompanhar, quero ressaltar quais métricas você não deve acompanhar caso o seu objetivo de negócio seja vender mais. As métricas que vou listar a seguir são as métricas de vaidade, não se apegue nelas:

  1. Número de seguidores
  2. Número de curtidas em posts
  3. Número de visualizações em seus posts (alcance ou impressões)

Como já disse antes nesse post, o maior indicativo que alguém está interessado no que você tem para falar é o tempo. Logo, você deve olhar para as métricas abaixo:

Quantidade de tempo assistido em vídeos (em percentual)

Essa métrica, no meu modo de ver, é a mais poderosa. Se uma pessoa assistiu, por exemplo, 75% de um vídeo onde você explica os benefícios do seu produto ou serviço, ela está inclinada a fazer uma compra. Mas, para ter esse dado, você precisa produzir conteúdos em vídeo e com qualidade.

Comentários

Aqui, é preciso um pouco de cuidado. O tipo de comentário deve ser levado em consideração. Se você faz um post polêmico, que pode ofender algumas pessoas, inevitavelmente ele terá um grande número de comentários. Mas nem todos revelam intenção de compra.

Porém, um post que entrega valor (ajuda sua audiência em algo), tende a ter comentários positivos. Eles geram um sentimento de gratidão e reciprocidade. Esse, sim, é um comentário que pode se converter em compra.

CTR (taxa de cliques)

Calma, o nome é complicado mas o conceito é super simples. A taxa de cliques é a relação entre a quantidade de vezes que seu post apareceu para alguém dividido pela quantidade de vezes que as pessoas clicaram em algum lugar do seu post.

Um post com boa CTR indica que o conteúdo agradou e a pessoa clicou para saber mais a respeito do conteúdo ou da sua empresa. Essa métrica diz muito a respeito da qualidade do seu conteúdo.

Conversão

Entenda a conversão como sendo uma ação importante para o seu negócio. Seja a geração de um lead, um cadastro na sua newsletter ou até a compra em si. Essa também é uma das métricas mais importantes. Ela revela explicitamente que alguém se interessou pelo seu conteúdo (no caso de geração de lead) e agora você tem os contatos dessa pessoa para seguir um relacionamento mais próximo.

| Dica: Parte das métricas acima você encontra direto na área de gerenciamento dos seus perfis nas mídias sociais. A outra parte você pode rastrear pelo Google Analytics.

Como produzir conteúdos para as mídias sociais

Antes de sair por aí gravando “dancinha de TikTok”, é importante pensar estrategicamente. Qual o seu objetivo de negócio? Que tipo de conteúdo mais agrada o seu cliente? Em qual mídia estão os seus clientes? O que fazem em cada mídia?

Essas e outras perguntas precisam ser respondidas para nortear a sua estratégia de conteúdos. Vou deixar abaixo algumas dicas para você construir uma estratégia embasada.

Notificações de mídias sociais em um celular
Notificações de mídias sociais em um celular

Mapeie sua persona

O ponto de partida para qualquer ação de marketing digital é esse, mapear a sua persona. A persona é um estereótipo do seu cliente ideal e, nesse mapeamento, você irá descobrir se o seu cliente gosta de vídeos ou de artigos em blog, se ele usa o YouTube para se informar e o Facebook para passar o tempo, etc.

Nós fizemos um artigo bem completo sobre personas, você pode acessar por aqui para entender bem o conceito. Porém, caso você já saiba o que é persona, você pode baixar um template para criar a sua. Basta clicar no banner abaixo.

Mapeie a jornada de conteúdos da sua persona

Vou resumir o conceito de jornada de conteúdo a seguir: Imagine que você quer guardar dinheiro para uma viagem. Mas você não entende de investimento, não sabe onde guardar e precisa de orientação. Qual a primeira coisa que você faz? Vai no Google!

Após pesquisar no Google, você encontra um artigo super completo num blog sobre finanças. E neste artigo, você descobre que a renda fixa é o melhor tipo de investimento para o seu caso.

Com isso em mente, você inicia uma segunda busca, dessa vez no YouTube, com dicas de investimentos em renda fixa. Percebe que você está passando por uma jornada de conteúdos? Os conteúdos estão guiando você, lhe ajudando a tomar decisões ao longo do caminho e, no final, talvez você escolha investir em algum banco, ou através de alguma corretora.

Para ter uma estratégia de conteúdo sólida, é importante você fazer o exercício de mapear que tipo de conteúdo é importante para o seu cliente em cada momento da jornada de compras.

Dica: Use as informações mapeadas na sua persona e faça uma lista de conteúdos para ajudar a sua persona com os problemas, as dificuldades e os desejos dela.

Classifique sua lista de conteúdos em etapas de funil

Após fazer uma lista de possíveis conteúdos, você pode classificá-las por etapa de funil. Aqui na Mindigital, nosso funil possui 4 etapas. São elas:

  1. Aprendizado e descoberta: Etapa onde trazemos conteúdos com pouca profundidade, para quem está descobrindo o que fazemos ou tendo o primeiro contato com o marketing digital. São conteúdos educativos
  2. Reconhecimento do problema: São conteúdos com maior nível de profundidade. Aqui, não falamos apenas sobre conceitos, mas trazemos dicas práticas para ajudar as pessoas com marketing digital
  3. Consideração da solução: Momento onde falamos sobre os benefícios de nossos serviços e como podemos ajudar o cliente a resolver seus problemas
  4. Decisão de compra: Aqui é oferta e gatilho mental. Ou seja, é a hora de vender seu produto, seu serviço, seu atendimento, sua autoridade, etc. Se uma pessoa passou pelas etapas anteriores, o conteúdo da decisão de compra é o empurrão que falta para a compra acontecer

Para concluir, quero lhe dizer que as mídias sociais podem funcionar muito bem quando tem uma estratégia por trás. Mesmo assim, é uma construção de longo prazo e você pode demorar um certo tempo para começar a ver resultados expressivos. Caso queira ter resultados imediatos, recomendo começar com uma estratégia de tráfego pago. Entre em contato e entenda como podemos lhe ajudar com tráfego pago.

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