Ferramentas de Marketing Digital

O seu marketing pode ser potencializado com uso de ferramentas específicas. Conheça as principais ferramentas de marketing digital.
Principais ferramentas de marketing digital

O Marketing Digital democratizou o acesso às ferramentas de publicidade, dando espaço para pequenos e médios empreendedores se posicionarem no mercado. Esse fenômeno abriu o leque de opções para os clientes, que antes ficavam reféns apenas de marcas que tinham budget em caixa para investir em comunicação.

Com isso também aumentou drasticamente a competição. Para lhe ajudar a ser mais competitivo (a), listei as principais ferramentas utilizadas pelos profissionais de Marketing Digital, que ajudam em produtividade, eficiência em campanhas e muito mais! Vem comigo?

Vamos às principais ferramentas de marketing do mercado

Produtividade

Ferramentas que ajudam no controle de tarefas são essenciais, principalmente quando estamos falando de um mercado competitivo em que é preciso mesclar agilidade com qualidade. Veja aqui algumas ferramentas que podem lhe ajudar com este tópico.

Trello

O Trello é uma das queridinhas dos profissionais do mercado digital. Permite que você crie quadros colaborativos, onde todo o time tem visão das atividades em andamento, qual o status, responsável e prazo de entrega.

Esse método de gestão é excelente para projetos complexos, que mudam de prioridade com frequência e exigem um formato flexível.

Asana

O Asana é bem similar ao Trello. Também é possível criar quadros de tarefas, visualizando tudo o que está em produção. Se você não sabe de qual quadro estou falando, sugiro estudar sobre quadro Kanban. Esse método lhe permite uma gestão visual de suas tarefas, de maneira que é possível ver num único lugar todas as atividades em andamento, responsáveis e prazos de entrega. Mas também é possível criar listas de tarefas.

Análise de palavras-chave

As Keywords são de extrema importância no Marketing Digital, principalmente se você tem uma estratégia voltada ao ranqueamento no Google, seja orgânico ou pago. Ferramentas para analisar palavras chave (ou keywords) te permitem entender quantas pessoas estão buscando por determinadas palavras no Google. E isso é extremamente estratégico, já que você pode criar conteúdos ou anúncios para responder as dúvidas que estão buscando por aí.

Ubersuggest

Essa ferramenta é gratuita, e muito poderosa. Com o Ubersuggest é possível analisar o volume de busca para determinada palavra, bem como a dificuldade de ranqueamento orgânico, pago e principais resultados com quem você irá concorrer. Também há outros recursos, como análise SEO de seu site.

Semrush

A Semrush é extremamente poderosa. Essa ferramenta lhe permite analisar não apenas as keywords, mas também as palavras que seu concorrente está ranqueando, volume de tráfego, etc. É quase como um Google Analytics que te permite ver o site da concorrência.

Ela tem uma versão free, que te limita o volume de análises e outros recursos. Mas já ajuda bastante. Como o Semrush utiliza uma base de dados própria, pode ser comum encontrar algumas diferenças nos dados. Mas já ajuda muito na tomada de decisão.

Google Trends

O Google Trends é muito útil para fazer uma análise de tendência. Não é possível ver o volume de buscas (em números), mas você consegue identificar quais as regiões têm maior tendência a buscar aquela palavra, bem como buscas relacionadas. E também consegue ver o histórico de busca, ou seja, se houve algum aumento ou queda no volume de busca para determinadas palavras.

Ferramentas de análise em marketing digital

Embora muitas pessoas fujam das métricas, as análises são de extrema importância para a tomada de decisão. Aliás, eu diria que esse é o maior benefício do Marketing digital. Ser orientado por dados. Você toma decisões com base em fatos, o que premite maior assertividade em sua estratégia. 

Google Analytics

Com o Google Analytics é possível ver praticamente tudo em seu site. Quantas pessoas acessaram, o tempo de navegação, quais as páginas mais acessadas, elementos clicados, etc. Em um de nossos posts, nós escrevemos sobre como criar um blog do zero. Lá tem um passo a passo de como instalar o Analytics.

Google Data Studio

Mas nem só de Analytics vive o profissional de Marketing. Relatórios são gerados a partir de várias fontes, como gerenciadores de anúncios, ferramentas de automação de marketing e por aí vai. E o Google Data Studio tem a função de consolidar num único lugar dados de diversas fontes.

Também é muito utilizado por agências de Markeiting Digital, pois é possível criar um link público de um determinado relatório e enviar ao cliente, que será atualizado em tempo real.

E-mail Marketing

Utilizar e-mails em campanhas é uma das principais estratégias do Marketing Digital. Baixo custo e a possibilidade de comunicação em massa de forma extremamente personalizada brilha nos olhos dos profissionais da área.

Mailing Boss

O Mailing Boss faz parte de uma solução completa de Marketing Digital. Mas nada lhe impede de utilizar apenas o módulo de e-mail marketing, visto que o custo é baixo em relação às demais ferramentas no mercado. Você pode criar templates de e-mail personalizado, com imagens, botões, colunas, etc. E tem uma taxa de entrega muito boa.

Automação de Marketing

Ferramentas de automação de Marketing são importantíssimas para quem quer operar num nível mais avançado. Com vários recursos integrados, essas ferramentas são capazes de automatizar grande parte de seu trabalho, criando uma verdadeira máquina de geração de leads e vendas. Vou citar aqui as duas mais conhecidas no mercado.

Builderall

Como o próprio nome já diz, a Builderall te permite construir tudo o que é preciso para sua estratégia de marketing digital. Construção de sites, blogs, e-mail marketing, gestão de leads, mockups, análise SEO, chatbots e muitos recursos num único só lugar. Esse blog, da Mindigital, foi todo construido utilizando o Pixel Perfect, construtor de sites e blogs da Builderall. O Mailing Boss, citado acima, é a ferramenta de e-mail marketing que faz parte da Builderall.

Embora a Builderall tenha sua sede em Orlando, você tem suporte em Português, através de tickets dentro da plataforma ou via chat. O suporte é rápido e sempre me atendeu super bem. O que me chama a atenção dessa ferramenta é seu baixo custo de investimento. Tudo para chegar em dois propósitos, criar uma máquina de prospecção e vendas. Neste link você pode saber mais sobre a Builderall.

RD Station

O RD Station é uma plataforma similar a Builderall, embora tenha mais opções de planos e recursos mais avançados para a estratégia de Inbound Marketing. O funcionameno é super simples. Com o RD Station é possível criar páginas de captura de forma simples e rápida, inserir popups em seus sites e tem uma poderosa automação de marketing. Nos planos mais avançados você conta com recursos como Lead Scoring e Lead Tracking, super simples para configurar e utilizar.

No meu modo de ver, o RD Marketing tem um diferencial importantíssimo em relação a todas as outras ferramentas de automação, que é uma análise de canais. Integrado com o Google Analytics do seu site, o RD permite que você descubra quais são os seus principais canais de aquisição de leads, de oportunidades de negócios e de vendas. Neste link você pode saber mais sobre o RD Station Marketing.

Essas são apenas algumas das várias ferramentas que são utilizadas no dia a dia de um profissional de Marketing Digital. E você, usa alguma ferramenta que não está na lista? Comente aqui embaixo, conhecimento compartilhado se multiplica 😉

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