Como atrair clientes sem precisar vender. Parece mágica, né? Mas, acredite, talvez o seu conceito de vendas esteja errado. Na prática, você não vende para ninguém. As pessoas simplesmente escolhem comprar de você.
A mágica está em como ajudar as pessoas a comprarem de você. Sim, você precisa ajudar o seu público a comprar de você. Eu já falei aqui nesse blog sobre jornada de compra de um lead. Se você entende esse conceito, então você também sabe que há uma jornada que o seu cliente passa até comprar de você.
Se você estiver presente nessa jornada, ajudando o seu cliente a tomar as decisões ao longo dessa jornada, automaticamente você cria autoridade. E ajuda o cliente a comprar de você.
Vou falar sobre isso mais ao longo do texto. Também vou compartilhar várias dicas práticas para você atrair clientes. Vem comigo?
Decida qual cliente você quer atrair
Esse é o primeiro passo (e mais importante) para você atrair clientes sem precisar vender. Se você quer atrair novos clientes para o seu negócio, é preciso saber quem você quer atrair. Conhecer bem o seu público é o segredo de qualquer estratégia de sucesso.
Aqui nesse blog eu fiz um artigo sobre personas, e lá eu falei sobre como você pode identificar o seu cliente ideal.
Se a sua persona está bem desenhada, então você saberá quais são os gatilhos que fazem seus clientes comprarem de você. Os desafios que a sua persona enfrentam (e que você pode resolver) são a sua maior arma. Guarde isso!
Escolha os canais que você deseja atuar para atrair clientes
Aqui é preciso muito cuidado para não se perder. Canais de marketing são como pontos de contato com seus futuros clientes, então é preciso fazer a cuidadosamente uma boa gestão de cada canal.
Se você escolher trabalhar com o YouTube, por exemplo, é preciso ficar atento aos comentários e interagir com a sua audiência. Quanto mais canais você se fizer presente, maior será o seu alcance (e também o seu trabalho).
Também é importante escolher os canais em que a sua persona está presente. O mapeamento de personas, que é o primeiro passo, serve para isso. Portanto, se você chegou até essa etapa sem antes ter mapeado a sua persona, sugiro que volte à etapa anterior.
Para te ajudar, eu fiz um template para documentar a sua persona. É bem simples e fácil de usar, vou deixar o link aqui.
Conteúdo relevante ajudam a atrair clientes
Pode parecer clichê, quase todo profissional de marketing diz isso. Mas eu quero que você entenda a importância dos conteúdos, não para a sua empresa, mas para os seus futuros clientes.
Para ajudar na explicação, deixe-me criar uma situação hipotética. Imagina que você quer começar a investir na bolsa de valores, mas você não sabe nada como funciona esse mercado. Qual é a primeira coisa que você faz? Sim, pesquisa na internet.
Veja, você tinha um desejo (investir na bolsa) e também um problema (não conhecer como funciona). Posso arriscar dizer que você também tinha um medo (perder dinheiro).
Agora, imagina que na sua pesquisa pela internet, você encontrou um conteúdo de uma corretora explicando tudo o que você deve saber antes de investir na bolsa de valores. E que neste conteúdo, você realmente tenha sanado grande parte das suas dúvidas. Você ficaria agradecido?
Pois bem, essa é a mágica do conteúdo. Você ganha a confiança das pessoas antes mesmo delas se tornarem seus clientes.
Aqui nesse post eu explico melhor qual a relação do conteúdo com as vendas. Para não me alongar aqui, entenda o seguinte: Os seus conteúdos são como uma equipe de prospecção. Eles navegam por aí para encontrar pessoas com potencial para se tornarem seus clientes.
Anuncie o seu produto ou serviço
Mas nem só de conteúdo vive o marketing e as vendas. O conteúdo te ajuda a atrair pessoas, reforçar sua autoridade e converter clientes. Mas você pode ir mais direto ao ponto.
Aqui a mecânica é simples. Você anuncia, o cliente te encontra e compra de você (ou pede um orçamento).
Você pode usar o Google, Facebook ou o LinkedIn para anunciar seu produto ou serviço. O que funciona melhor? Depende. Cada nicho é diferente do outro, você precisa testar.
Dica de ouro: Tenha uma excelente página de vendas. Página de vendas é um site construído para capturar pessoas interessadas em se tornarem seus clientes. A venda pode acontecer ali, ou o cliente pode solicitar um contato comercial. Tanto faz.
Vou deixar abaixo quatro elementos muito importantes que não podem faltar na sua página de vendas:
- Informações sobre a sua empresa: Tempo de experiência, diferenciais, número de clientes atendidos e qualquer outra informação que você possa se vender
- Depoimentos de clientes que já se beneficiaram do seu produto ou serviço
- Como você vai resolver o problema da sua persona
- Os benefícios que o seu produto ou serviço vai oferecer após a aquisição
- Uma chamada para a ação, chamado de CTA (call to action). Pode ser um compre agora, solicite um contato, peça um orçamento. Mas procure sempre deixar o seu CTA no verbo imperativo
Se relacione com a sua audiência
Nós estamos na era digital, mas a essência do relacionamento humano ainda é a mesma, ainda precisamos nos conectar com outras pessoas. Conquistar a confiança da sua audiência é como semear futuras vendas.
Aqui cabe a dica dos canais. Seja lá quais forem os canais que você escolher para se relacionar com sua audiência, a dica de ouro é fazer uma boa gestão desses canais.
Vou elencar abaixo algumas possibilidades para você se relacionar com seus clientes.
- E-mail marketing
- Telegram
- Comentários em mídias sociais
Todos esses passos estão no meu e-book, onde falo sobre como utilizar a internet para vender.
Se você quiser ver essas e outras dicas práticas, baixe-o gratuitamente!
Um abraço, até o próximo post 😉