Se você está buscando formas para vender pela internet, chegou no lugar certo! Nesse post, falarei sobre os passos que você precisa seguir para montar uma estratégia de vendas que funcione. Vem comigo?
O que você quer vender pela internet?
Pode parecer algo óbvio, mas é de extrema importância você ter claro o que será vendido. A partir daqui haverá desdobramentos importantes que irão impactar diretamente em seu resultado. Você pode escolher o seu produto ou serviço de acordo com a sua estratégia ou seus objetivos.
Já deixo aqui uma sacada para você. A sua estratégia de vendas precisa ser bem direcionada. Simplesmente divulgar o nome do seu site não vai trazer vendas. Fazer isso é como panfletar. Você joga seus panfletos por aí, esperando que alguém interessado venha comprar de você.
Para saber como vender pela internet, é preciso entender para QUEM vender
Uma vez que você já sabe qual produto será vendido, está na hora de começar a desenhar sua estratégia. E o primeiro passo para isso é definindo o seu público alvo (sua persona). Dentro do digital, entender o seu público vai além de faixa etária e gênero. Aqui estamos falando de traços comportamentais, desejos, dores e tudo o que pode levar seu cliente a comprar de você.
Eu poderia escrever um artigo inteiro só para falar de personas, mas vou tentar resumir em poucas linhas o que você precisa saber e como isso irá impactar as suas vendas
Não é você que vende, é seu cliente que compra de você
Isso pode parecer frase motivacional, mas nunca foi tão verdade. Em plena era digital, os consumidores têm o poder da escolha. E isso significa que, em poucos cliques, ele pode avaliar produtos de diferentes empresas antes de comprar. Com esse poder nas mãos do consumidor, as empresas começam uma jornada para se diferenciarem e atraírem a atenção do consumidor. E a forma mais eficiente de fazer isso é entregando valor. Em outras palavras, ajudando o seu potencial cliente fazer sua escolha.
Pare de vender o seu produto
Se tem algo que motiva fortemente uma compra, é a dor. Não no sentido literal da palavra, mas sim no sentido de resolver um problema. Por exemplo, se você vende ar condicionado, entenda que o seu cliente não compra o ar condicionado. Ele compra bem estar. Um ambiente mais fresquinho. A dor dele é sentir calor, e você resolve isso através do ar condicionado.
Você percebe que seu produto é o meio, e não o fim? A finalidade é resolver o problema de calor. Se daqui um mês aparecer um dispositivo completamente diferente, que resolva o mesmo problema de calor, seja menor e mais fácil de instalar, você terá um concorrente novo para lidar.
Onde está a sua persona
É muito comum pessoas começarem sua estratégia de vendas nas mídias sociais por osmose. “Ah, mas todo mundo está no Facebook”. Não é bem assim… O Facebook pode até ser uma das maiores mídias sociais que existe, mas será que o seu público está lá? E mais ainda, será que o seu público compra através do Facebook?
Quando você for documentar a sua persona, é importante entender onde ela está. Assim você evita desperdícios de verba (e energia) colocando esforço onde seu público não está.
Tenha uma estratégia de vendas pela internet
Ter uma estratégia significa escolher quais técnicas você irá utilizar para vender o seu produto ou serviço. Eu falei um pouco sobre isso neste artigo.
Ao definir sua estratégia, você precisa ter claro (no mínimo) três coisas: O que, onde e quanto. O que você irá vender, onde você irá anunciar e quanto isso vai te custar. Falarei sobre isso mais adiante.
Monte a sua estrutura
Para vender na internet de forma escalável, você precisa ter o mínimo de estrutura. Ou seja, o seu site, perfil nas mídias sociais, páginas para capturar leads, email marketing, etc. Tenha em mente que, quanto maior for a sua estrutura, mais escalável será suas vendas e mais trabalho você terá.
Se você pretende montar uma estratégia de longo prazo, com o objetivo de reduzir o seu custo por venda ao longo do tempo, uma boa dica é trabalhar com captura de leads. Leads são pessoas com perfil para serem seus clientes que deixam alguma forma de contato com você (geralmente email) em troca de algum material (um e-book, assistir algum webinar, etc).
Anuncie o seu produto ou serviço
Propaganda é a alma do negócio. É assim desde sempre, você precisa publicar o seu produto ou serviço se quiser ser visto e atrair clientes. Há inúmeras formas para fazer isso, mas posso agrupá-las em dois grandes pilares: Tráfego pago e tráfego orgânico.
Tráfego pago significa pagar para aparecer. Simples assim. Você pode anunciar no Facebook, Google ou em qualquer outro provedor que te permita essa opção. E tráfego orgânico significa “aparecer de graça”. E coloco “de graça” entre aspas pois o único custo que sai grátis aqui é o de anunciar. Mas você ainda precisa gastar tempo, esforço e energia para desenhar a sua estratégia, e tempo é dinheiro. Falei um pouco sobre formas de anunciar aqui neste post.
Maneiras de anunciar para vender pela internet
Lembre-se, há várias maneiras de anunciar. E você precisa conhecer as características de cada canal. Se você desenhou a sua persona lá no primeiro passo, então aqui vai uma dica de ouro. Inclua nos textos dos seus anúncios as dores da sua persona, e como você as resolve. Ao invés de falar como o seu produto ou serviço é bom, fale sobre como a pessoa vai se beneficiar usando o seu produto. Lembre-se, o produto é o meio. Mas o que realmente importa para o consumidor, é o fim. Em outras palavras, não me importo se é através de um ar condicionado ou de ventiladores, o que importa é a sala fresquinha.
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